terça-feira, 13 de julho de 2010

Começando com Chave de Ouro.



Olá Pessoal!

Bom, como eu disse na postagem interior, iriam ser escolhidos temas para serem escritos no blog. E o grande tema escolhido pelo WWW.vetmoscon.blogspot.com foi...

AVES DE RAPINA.

Aves de rapina, ou rapinantes são aves que se alimentam de carne, ou seja, carnívoras.
Todos já ouviram falar em gaviões, certo? Muitas histórias, e até cantigas de roda, colocam essa ave em destaque... Citando uma, por exemplo:

“ Meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão,
Quando quer comer bichinho, os seus pezinhos eles ciscam ao chão.
Ele bate as asas, ele faz “piu-piu”, mas tem muito medo é do GAVIÃO.”

E assim, damos a introdução nesse tema.
Gaviões, Urubus, Corujas e várias outras espécies entram nesse grupo de aves.
Quando paramos para analisar esse tipo de animal, podemos citar os seguintes aspectos entre eles: Bicos recurvados e pontiagudos que ajuda, para que a ave consiga morder o alimento com facilidade. Garras Fortes são fundamentais para a captura do animal. Visão de longo alcance que assim, a ave consegue mirar e alcançar o alimento.
Lembrando que, a ave de rapina tem o bico e o corpo preparado para o tipo de alimento que cada uma irá capturar, como: anfíbios, pequenos mamíferos, peixes, pequenas aves, etc. Todos têm um alimento especifico, e assim todo o corpo voltado para facilitar a caça.
Podemos falar da coruja, é um animal muito curioso, porque ela faz parte de ordem chamada strigiformes.
Strigiformes, são aves de rapina noturnas, com olhos preparados para essa caça... Eles se caracterizam com varias penas e vôo silencioso, para que assim... consigam alcançar as presas com facilidade.Assim, podemos colocar as corujas, num ranking de primeiro lugar na ordem. Elas se alimentam de pequenos mamíferos, principalmente roedores. Aranhas e insetos também entram no seu cardápio. As corujas tembém podem se dividir em titonídeos e estrigídeos.
O urubu pode ser citado também, e todos o lembram como um animal nojento. O que acontece é que o urubu é da família do cathartidae, ou seja, animais que tem uma alimentação necrófoga. Ainda não entendeu? Bom, simplificando... Ele é um animal que se alimenta de restos orgânicos, ou nojentamente falando, carniça. Pelo fato de sua alimentação, o urubu muitas vezes é excluído. Mas temos que ter em mente, que o urubu nojento é peça fundamental para a limpeza do meio ambiente. Quando um animal morre por alguma doença, o urubu o come, para assim, essa doença não se espalhar, evitando uma epidemia. Por isso, ele é importante e por mais que não pareça, valorizado. Existem espécies de urubus que são diferentes e coloridas, outras... normalmente as urbanas, são pretas e acabam assustando por sua “feiúra”, e esses, não é muito bom chegar perto, porque a maioria pode ter digerido alguma comida ou algo contagioso, e os mesmo são cheios de doença... Então evite aproximação. Esses urubus estão na cidade porque provavelmente, seu habitat natural fora destruído.

Eu acho que consegui esclarecer pra vocês um pouco sobre as aves de rapina, espero que tenham gostado, e que comentem bastante. Qualquer duvida, é só perguntar.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário